sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Visita a Bruges

Bruges (em neerlandês Brugge) é uma cidadezinha medieval na Bélgica, capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres. É chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam. O centro histórico medieval é Património Mundial da Unesco desde 2000.







De cerveja, Bruges está bem servida. Eles tem uma cervejaria local, De Haalve Maan (A Meia Lua, fica na Walplein 26), que faz a Brugse Zot. Você irá encontrá-la por toda a parte, mas o melhor lugar pra tomá-la é na própria cervejaria.

A Brugse Zot é uma cerveja do estilo blond ale, com uma espuma rica e um aroma frutado. A cerveja é produzida com quatro diferentes tipos de malte e duas variedades aromáticas de lúpulo que dão à cerveja seu sabor único.



Uma descoberta próxima ao centro histórico de Bruges foi a loja de cerveja The Bottle Shop (http://www.beershop.be), na Wollestraat 13. A loja possui uma boa variedade de cervejas belgas em garrafas de vários formatos. Um paraíso para os amantes de cerveja.








quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acerte na mosca!!!

Este blog é para o compartilhamento das minhas experiências com a cerveja, mas hoje vou falar sobre uma experiência depois de ter tomados algumas...

Algumas vezes, são os detalhes que permitem resolver, de forma inteligente, problemas corriqueiros. No Aeroporto Internacional de Munique "Franz Josef Strauss" encontrei uma ideia inovadora, já disseminada em outros aeroportos e bares da Europa, onde nos mictórios do banheiro masculino há uma mosca, fazendo com que os usuários tentem "acertar na mosca". A ideia fez com que diminuíssem em 80% os respingos para fora do mictório. 



Existem outros "alvos" mas com a mesma intenção de que o usuário se concentre e evite os respingos, e aproveitando que estamos já em clima de Copa do Mundo, tente fazer o gol! Num bar/pub na Basiléia-Suíça, encontrei a ideia de que se faça o gol na hora de tirar a água do joelho. A ideia consiste em uma trave com uma bolinha pendurada por um fio, então o usuário mira na bolinha para colocar a mesma para dentro do gol. Só se espera que o artilheiro lave as mãos para depois sair comemorando!!!




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gastronomia alemã em Bonn

Hoje vou falar de uma experiência gastronômica em Bonn, Alemanha. Após o primeiro dia de uma conferência que participei em 2011, sai com um grupo de amigos pelo centro de Bonn para procurar algo típico para comer e beber. 

Encontramos a Brauhaus "Zum Gequetschten", localizada na Sternstraße 78. A propriedade aparece documentada pela primeira vez em 1578 em nome de um morador de Bonn, chamado Johann Hammacher. Em 1636 foi chamada de "Elephant", mais tarde "Black Crow" e "Schiefe Eck", passando ao nome atual "Zum Gequetschten" em 1850. Um ambiente muito agradável e receptivo.



Brauhaus "Zum Gequetschten"

A minha escolha foi  Bratwurst servida com chucrute e batatas e para acompanhar uma Kurfürsten Kölsch A cerveja, do estilo Kölsch, tem cor dourado claro, com boa formação e duração da espuma, com aroma floral de lúpulo e levemente frutada. É fácil de beber, até por isso tomamos várias! As bratwurst também estavam ótimas e foram muito bem acompanhadas pela Kurfürsten Kölsch. Prosit!


Bratwurst mit Sauerkraut  und Kartoffelpüree (Bratwurst servida com chucrute e batatas)



Para quem quiser saber um pouco mais do "Zum Gequetschten": http://www.bredderbud.de

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Au Brasseur - Bruxelas - parte final

Continuando a degustação, apresento mais algumas cervejas apreciadas no Au Brasseur.

 
Ename Cuvée 974 e St. Bernardus Tripel

Ename Cuvée 974: cerveja de abadia. Com coloração acobreada e com espuma cremosa e duradoura. Ligeiramente doce e com aroma frutado.

St. Bernardus Tripel: cerveja belga Tripel. Com coloração âmbar, sabor frutado com um equilíbrio harmonioso entre o doce e o amargo.

 
Quintine Ambrée e La Trappe Quadrupel

Quintine Ambrée: cerveja belga. Com coloração marrom com espuma na cor bege. Sabor e aroma com notas de frutas secas, caramelo e um leve amargor de lúpulo.

La Trappe Quadrupel: cerveja holandesa Quadrupel. Encorpada, contudo suave e agradável. Complexa e forte, possui notas de especiarias, malte e aroma de frutas secas.

Barbãr e Mongozo Coconut

Barbãr: cerveja belga do estilo golden strong ale. Com coloração dourada-âmbar, é elaborada com mel, que é bastante perceptível no paladar, com notas cítricas e florais. Final seco e levemente amargo. 

Mongozo Coconut: cerveja belga. Gosto doce e enjoativo, sabor artificial de coco.O final amargo lembra gosto de remédio. Degustação turística!

Resultado final das degustações... muita alegria com as novas experiências e animação dos degustadores .

Em tempo, Maison de Brasseurs, sede da Corporação dos Cervejeiros (Guilda dos Fabricantes de Cerveja), construída entre 1695 e 1698 na Grand Palce em Bruxelas. O prédio abriga, além dos escritórios onde mestres cervejeiros se reúnem até hoje para defender os interesses do setor, um pequeno museu de apenas duas salas.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Au Brasseur - Bruxelas - parte 2

Continuando a saga no "Au Brasseur", mais algumas cervejas degustadas...

Bush Ambrée e Delirium Tremens

Bush Ambrée: cerveja belga,  mas com estilo de cerveja da escola inglesa, o “barley wine”(vinho de cevada). Cerveja complexa e forte, fazendo lembrar do álcool todo tempo. Seu dulçor não é desagradável, mas é bastante presente. 

Delirium Tremens: a famosa cerveja belga do elefante rosa. Apresenta uma cor muito bonita, límpida.  Ótima cerveja. Uma clássica belga que deve ser degustada por todos que se interessam por boas cervejas.

Pawel Kwak e Waterloo

Pawel Kwak: cerveja do estilo belgian golden strong ale. Cerveja complexa, adocicada e levemente cítrica, com notas de mel e caramelo. O copo (Yard), é  diferente e bonito, o que contrinui para a formação do belo creme desta cerveja. 

Waterloo: cerveja belga Tripel. Bastante aromática, algo frutada, com sabor mais suave e amargor presente, mas não agressivo ao paladar. Tem coloração alaranjada escura, com boa formação de espuma e duração moderada.

La Corne du Bois des Pendus blonde:  cerveja belga. As duas variedades de lúpulo resultam em uma cerveja com uma amargor perceptível e até mesmo forte. Aromas cítricos e florais também estão presentes. Cerveja  suave e refrescante.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Au Brasseur - Bruxelas

Hoje vou falar sobre o pub "Au Brasseur" em Bruxelas, que visitei em setembro de 2011. Junto da Grand Place e perto de Manneken Pis, no coração do centro histórico de Bruxelas, o "Au Brasseur" possui uma atmosfera típicamente belga, um lugar não muito grande, mas com bom ambiente e um agradável terraço na rua movimentada.O atendimento é simpático e acolhedor e é feito por pessoas que falam vários idiomas.


Au Brasseur - rue des Chapeliers 9, Bruxelas, Bélgica


A decoração é baseada nas cervejas (garrafas, cartazes, canecas ...), enquanto os alto-falantes tocam alguns hits dos anos 80 e 90.



No Au Brasseur você pode escolher até 57 tipos diferentes de cerveja, e cada uma é servida no seu copo característico.


Algumas cervejas degustadas na ocasião:

 
Orval e Leffe Blonde

Tripel KarmelietKasteel Donker


Em breve trago mais detalhes sobre estas cervejas e outras mais degustadas no Au Brasseur.